MAAU: História
- Prof° Rafael Rodrigues de Moraes
- 13 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
O projeto de pesquisa “Metodologia de Aprendizado de Arquitetura e Urbanismo – (M.A.A.U.)”, iniciou-se em 2013 com o Prof° Sérgio Rugik. A pesquisa observa como grandes arquitetos tornam-se grandes arquitetos, através da análise de sua biografia em busca de elementos comuns, dos quais podem ser citados: a presença de um mestre e a relação mestre-aprendiz; fatos relevantes na vida pessoal que impulsionaram mudanças radicais de comportamento, impactando a vida profissional; viagens inspiradoras onde os arquitetos voltam com novos repertórios projetuais; entre outros. Em 2014 o M.A.A.U. entrevista o arquiteto Marcos Acayaba.
A partir de 2015, com o início das atividades do Prof° Rafael Rodrigues, a pesquisa busca, também, o rastreamento do processo projetual de arquitetos, para serem utilizados como modelos da futura vida profissional dos discentes pesquisadores. As etapas do processo são coincidentes com a análise biográfica e, novamente, a relação mestre-aprendiz, fatos relevantes e viagens inspiradoras são fenômenos próximos a decisões das etapas projetuais. Em 2015 o M.A.A.U. entrevista o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o Arquiteto Gabriel Kogan, do MK27.
A partir de 2016 o projeto de pesquisa M.A.A.U. ganha novo foco de pesquisa: a produção em série de entrevistas, em carácter documental. Foram produzidas 6 entrevistas, denominadas de “mini-docs” com os seguintes profissionais: Lucas Raffo, Fabrício Roncca, Elisa Zanon, Antônio Carlos Zani (em duas partes) e Renato Lincoln. No ano de 2016 foram produzidos 6 artigos científicos. Os artigos produzidos em 2016 poderão ser acompanhados na revista Terra Ciência, do Unifil, em 2017, além de outras publicações nacionais.
Em 2017 temos a missão de mantermos o ritmo das entrevistas, das produções científicas e, através deste site, produzirmos textos críticos de arquitetura. Estes textos são uma verdadeira oficina de ideias onde os discentes pesquisadores praticam a pluralidade de pensamentos sobre a arquitetura. O site tem também a incumbência de ser o local de hospedagem de nossos vídeos (De 2016 e todos os futuros).
Comments